República da Tunísia (em árabe, cidade التونسية (o-Jomhūriya it-Tūnisiya)) é um estado insular soberano encontrado no norte de África, mais pontualmente na costa do mediterrâneo. Sua maneira de governo é a república semipresidencialista. Seu território está ordenado em 24 províncias ou wilayat. A capital e, por tua vez, a cidade mais populosa, é a Tunísia. É o menor nação do Magrebe, achado entre os contrafortes orientais da cordilheira do Atlas e o mar Mediterrâneo.
10,três milhões de habitantes. Cerca de 40 % desse nação é composto pelo deserto do Saara, no tempo em que que o resto é solo fértil e apropriado para a agricultura; além do mais, tem 1148 km de costa. Faz fronteira com a Argélia, no oeste e na Líbia, a sudeste. Na antiguidade, a Tunísia era habitado principalmente por berberes. A imigração fenícia começou no século XII a.
C. Esses imigrantes fundaram Cartago, uma potência comercial significativo e rival militar da República Romana. Cartago foi derrotada pelos romanos em 146 a. C. Os romanos, que ocuparam Tunísia durante a maioria dos seguintes oitocentos anos, introduziram o cristianismo e deixaram legados arquitetônicos, como o anfiteatro de El jem
Sob a constituição atual, a Tunísia é uma república semipresidencialista e unitária que adota a democracia representativa como forma de governo. A tunísia é considerado por numerosas corporações de direitos humanos como o único povo francamente democrático do Mundo Árabe. Foi-lhe concedido assim como um dos índices de desenvolvimento humano mais elevados da África. A frase Tunísia deriva de Tunis, conhecida pelos gregos clássicos, como Tynes, a capital do atual nação da Tunísia. O nome Tunis pode ser atribuído a uma abundância de fontes.
Pode ser afiliado com a divindade fenícia Tanith (ou Tunit), ou com a frase berbere ens que significa “cair”. Em árabe nativa, o mesmo nome é usado em tal grau para a nação como pra cidade: تونس e só o tema poderá-se diferenciá-las. O nome foi posto por geógrafos e historiadores franceses no início do século XIX, como parcela de seus esforços para oferecer nomes aos novos territórios e estados ocupados.
- CASAMENTO Para a ETERNIDADE
- 26J.- Zoido presume-se que o PP “lhe trouxe vinte pontos a Susana Díaz em teu bairro, em Triana”
- #79 emilius
- Não fale “eu Te agrege por que eu adoro de você”
- 36 O Celtic quer a Musonda
- 4 Expansão para outros países e outras manifestações do movimento
- A resolução
A derivação francesa Tunisie foi adotada em alguns idiomas europeus, com mínimas variações, introduzindo um nome distinto pra designar a nação. Outras línguas deixaram o nome intacto, como é o caso do português Tunísia. No território do atual Tunísia floresceu a cidade de Cartago, fundada no século VIII. C. por que os fenícios de Tiro.
por volta do século VI a. Foi certamente conquistada pela República romana ao ser derrotada nas lutas púnicas no século II a. C. Cartago foi destruída e a influência cultural asiática e africana na atual Tunísia, que foi prejudicada pela interferência romana. O território da Tunísia moderno foi administrado, em sua quase totalidade, ante o nome de a província romana da África, e se tornou um dos celeiros de Roma. No século V, os vândalos ao comando de Genserico invadiram a região. No século VI, Belisário da recuperou para o Império bizantino.